Páginas

Que Sta Sara abençoe nossos caminhos!

domingo, 2 de agosto de 2009

ALTAR CIGANO, UM PEDACINHO DO SEU CORAÇÃO...




O Altar é um espaço escolhido e consagrado para que se torne um ponto de força, um elo mágico entre nós e as energias que ali escolhemos compartilhar nosso coração e nossa alma, por isso mesmo é sempre interessante decidirmos bem conscientemente se de fato queremos criar um altar, e qual finalidade ele terá.

Muitas pessoas ao ter seu primeiro contacto com a espiritualidade, ficam encantadas e logo tomam a iniciativa de montar um altar em casa. Recomendo que imagine-se daqui a um ou dois anos a frente, e pergunte a seu coração se ainda estará cuidando com amor e zelo, deste ponto de energia que plantou em seu ambiente ...

O Altar Cigano destina-se a consagrar seu espaço e sua força às entidades e egrégoras Ciganas, portanto seus elementos buscam captar toda a energia que este povo das estrelas trouxe através de sua passagem pelo mundo, respeitando o amor a natureza e aos elementos que a compõe.

Vou procurar ser o mais abrangente possível, dando algumas dicas que possam ser úteis na montagem de um altar Gitano.

1.De preferência monte seu altar em um ponto neutro de sua casa. Caso você seja um oraculador, monte o altar no ambiente em que faz uso dos Oráculos.

2. É preciso representar a força masculina e feminina dos Ciganos no altar, para obedecer a lei da polaridade. Não é necessário que tenha imagens dos ciganos, mas algo que os simbolize. Caso você opte pelo uso dos bonecos e não saiba como são os Ciganos espirituais que te acompanham, sinta-se livre para escolher ( ou ser escolhido...) pelo que mais te inspire e agrade, porém nesse caso precisa ter o casal de bonecos.

3. O Altar não é um lugar de luxo, e sim um lugar de fé. Portanto não se preocupe em gastar muito ou enfeitar seu altar com coisas caras. A espiritualidade não precisa de demonstrações materiais, e sim de atitudes positivas e conscientes.

4. O Altar é um lugar de magias, sendo assim, precisamos representar os quatro elementos da natureza da seguinte forma: Uma taça com agua ( que deve ser trocada com regularidade), uma vela ( que não precisa ser acesa todos os dias), um incenso (ar), e cristais (terra), dessa forma representando agua, fogo, ar e terra .

5. Uma imagem de Santa Sara, padroeira do Povo cigano, considerada a única Cigana Santa, que une as egrégoras e a fé do povo cigano pelo mundo à fora. Aqui no Brasil , N.S. de Aparecida é a Santa que reúne os ciganos em torno de sua fé.
6. O seu altar pode ser forrado com toalha branca ou colorida, e ser enfeitado com flores, moedas antigas de todas as partes do mundo, leques coloridos e um pandeiro.
Pode colocar também um pequeno punhal simbolizando o corte das negatividades.
7. Mantenha seu Altar sempre limpo e perfumado com incensos. Se gostar, pode ir trocando os lenços que cobrem as prateleiras de seu Altar segundo sua intuição.
8. Antes de colocar os objetos sobre o Altar, faça uma oração e peça aos Ciganos que te inspire e oriente, firmando positivamente o ato mágico que agora se inicia. Limpe cada objeto com incenso e coloque sobre eles seu magnetismo pessoal, afirmando ser ali um ponto de LUZ onde a Espiritualidade Cigana será amorosamente acolhida.
9. Lembre-se que um Altar Cigano não é um assentamento. O Povo Cigano é livre, e só fica onde é bem recebido e assim deseja.
10. Firme sua fé constantemente diante de seu Altar, criando e fortalecendo a egrégora espiritual que pretende ter ao seu lado.
Faça tudo com amor e Boa Sorte!


7 comentários:

  1. amei seu blog, qual a sua maneira de "batizar" uma imagem cigana pra pro no altar?
    brancarj1974@hotmail.com VALESKA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Valeska. As imagens sao limpas com incenso, perfume e agua mineral. Depois em oração vc batiza com o sinal da cruz como nos ritos cristãos, com agua, azite e sal, Pronunciando o nome da imagem e a consagrando em honra do povo cigano Isso no csaso dos bonecos.Se for uma imagem de Sara ou Aparecia, não precisa de batismo, apenas da consagração, que pode ser feita com os 4 elementos. Faça numa lua adequada.
      bjs

      Excluir
  2. Olá, me informaram que eu deveria fazer um 'trabalho' com um pai de santo de Candomblé para poder ter um altar cigano em casa, incluindo o 'batismo' das imagens e a consagração de todos os materiais que eu utilizaria. Gostaria de saber se esta informação procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não processo procede. Vc mesma pode fazer seu altar e consagra-lo ao povo cigano. É simples e só requer amor fé e dedicação. Ciganos não tem assentamento e dispensam gastos com materiais caros. No blog tem outros textos sobre o assunto. Boa sorte!

      Excluir
  3. gostaria de saber como faço para batizar a imagem de um ciganoem casa ou preciso levar ao um centro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é preciso levar ao Centro. Vc mesma pode consagrar seus objetos aos 4 elementos e batizar as imagens em favor de seus ciganos, usando agua, azeite e um pouquinho de sal. Boa sorte

      Excluir
  4. Obrigada por repartir os seus conhecimentos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim, mas nem sempre posso responder com rapidez.Agradeço sua participação e presença no Blog. Que Santa Sara seja a Luz e o Ouro em nossos caminhos!